São Paulo já tem novo casal de Cidadão e Cidadã Samba

casal_2014Tradicionalmente a União das Escolas de Samba Paulistanas apresentou no dia 02 de dezembro, no Dia Nacional do Samba, o casal de Cidadão e Cidadã Samba da Cidade de São Paulo.

O título de cidadania do Samba é concedido a grandes baluartes do Samba Paulistano e são escolhidos anualmente entre os componentes da Embaixada do Samba.

O novo casal acompanha a Corte do Carnaval da Cidade, eleita pela SP Turis, durante os festejos carnavalescos.

Conheça o novo casal:

Cidadão Samba

Paulo Mariano Valentin. Nascido em Rio Claro, o jornalista especializado em folclore e ciências sociais, completará no próximo dia 12 de dezembro, 74 anos de vida. Iniciou no carnaval, em 1956, aos 17 anos, no Cordão Vai Vai e foi responsável pela formação da primeira ala de passo marcado do Cordão.

Em 1974 deixou de desfilar no Vai Vai e no ano seguinte, 1975, ingressou no Cordão Camisa Verde e Branco e atuou na Diretoria Executiva, também foi harmonia e desfilou na Velha Guarda, de 1990 a 1994. Em 1998, retornou a então escola de samba Vai Vai especialmente para atuar na Velha Guarda e atualmente é o tesoureiro deste departamento.

De 1983 a 1989 foi coordenador de carnaval da União das Escolas de Samba Paulistanas e desde 1990 até hoje faz parte da coordenação de carnaval da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

Paulo Valentin também foi harmonia da escola de Samba Leandro de Itaquera de 1990 a 1994 e também da Escola de Samba Primeira da Aclimação, de 1992 a 1995, além de ser responsável pela fundação da FESEC (Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas).

Desde 2006, como Embaixador do Samba, Paulo Valentin é agora o novo Cidadão Samba da cidade de São Paulo.

Cidadã Samba

Laura Iris Pereira da Silva, conhecida como Dona Laurinha, de 69 anos, é aposentada, paulistana e começou a participar do carnaval, em 1948, aos 4 anos de idade como baianinha na Escola de Samba Garotos da Penha.

Durante muitos anos foi rumbeira e veio à frente da bateria de vários desfiles, no evento organizado na Rua Penha de França.

Em 1949, passou a participar dos festejos carnavalescos da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde. Somente em 1952 começou a desfilar efetivamente.

Nos antigos desfiles do Parque do Ibirapuera, Laurinha desfilou pela Lavapés, Coração de Bronze, Garotos da Penha, Cruzeiro do Sul, Fio de Ouro, Campos Eliseos, Paulistano da Gloria, Nenê de Vila Matilde, Vai Vai, Camisa Verde e Branco e Unidos do Peruche.

Atualmente, componente da Velha Guarda Musical da Nenê de Vila Matilde, Laurinha coordenou o departamento de Casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Escola e recebeu em 2000, o título de Embaixadora do Samba Paulistano.

Em 2008 ingressou a Academia dos Baluartes da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, dois anos depois (2010) foi eleita Presidente da Embaixada do Samba Paulistano, cargo que atuou até sua eleição como Cidadã Samba.

Durante os serviços prestados ao Samba Paulistano, a nova Cidadã Samba recebeu os titulos de Dama do Samba, em 1983 pela Mocidade Alegre e em 2011, vice-presidente da Associação de Apresentadores de Casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira de São Paulo.

 

 

 

 

por imprensauesp

Deixe um comentário